Pedagogia Empresarial

08 junho 2009

Você conhece pedagogia empresarial? Não? Então, vamos aprender um pouco...

Desde sempre, o pedagogo tem se caracterizado como o profissional responsável pela docência e especialidades na educação, tais como: Direção, Coordenação, Orientação e Supervisão, entre outras atividades específicas da escola. Em outras palavras todo mundo acha que pedagogo é apenas um PROFESSOR. Dificilmente, encontramos o profissional da educação desvinculado da escola propriamente dita e inserido em outras atividades, como empresas, mesmo que este trabalho refira-se à educação.

De modo geral o pedagogo é um estudioso das ações educativas que ocorrem em todas as vidas sociais, culturais e intelectuais do sujeito inserido em uma sociedade, na qual ele contribui para o seu desenvolvimento. Já passou a época em que o pedagogo ocupava-se somente da educação infantil. Queremos mais. A pedagogia hoje dispõe de uma vasta área de atuação, que inclui, além de instituições de ensino, empresas dos mais diversos setores. Lembre-se: é necessário separar o que é escolar do que é educativo.

O pedagogo pode atuar em todas as áreas que requerem um trabalho educativo, mas apenas formar-se pedagogo não é suficiente, ainda mais com a nova grade da pedagogia. Habilitações como pedagogia empresarial, gestão e orientação, só existem em níveis de pós-graduação, então para conquistar um cargo em uma companhia, é necessário buscar outros conhecimentos relacionados à educação corporativa, formação continuada , educação de adultos - por meio de cursos de especialização, gestão de pessoas, gestão de projetos ,mestrados doutorados e etc.

O curso de pedagogia ainda está muito voltado para a escola, porém observa-se que isso está mudando, as faculdades já estão revisando seus currículos, de modo que a formação de profissionais seja mais bem direcionada. Hoje, os alunos freqüentam estágios focados no trabalho em empresas, mas não saem das faculdades especialistas nesta área. Ainda é preciso analisar quais conhecimentos e habilidades específicas serão exigidas no curso para que não surjam problemas no exercício da profissão. Este assunto requer muito estudo para evitar que o trabalho do pedagogo empresarial colida com o de outros profissionais, como assistente social ou psicólogo organizacional.

Como não poderia deixar de ser, as funções desempenhadas pelo pedagogo dentro de uma companhia estão em constante movimento, já que são influenciadas por diversos fatores, como o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e as exigências de mercado. Parece que hoje as palavras de ordem dentro das organizações são: mudança, liderança e gestão do conhecimento.

Bom, espero que tenham gostado. Quem sabe alguém não desperta um interesse por Pedagogia Empresarial?

Boa noite. Grandes beijos.

4 comentários:

Aline disse...

Muito interessante... ser pedagogo deve ser uma profissão no mínimo estimulante!
Beijos florzinha e uma ótima semana para vc!

Thiago Gonçalves disse...

ehh Bacana, interessante... ^^
Mas prefiro Desenho Industrial^^.

Beijos amor!

New Life ^^ disse...

BOA TARDE MINHA FLOR!!!

COMO VOCÊ ESTÁ? TUDO BEM? COMITO TUDO ÓTIMO!
DUDU JÁ ESTÁ 100% CURADINHO :)
AI AMIGA... EU TAMBÉM ODEIO FRIO! MEUS PÉS SÓ FICAM QUENTINHOS NA HORA DE DORMIR, RSRS...

ENCONTREI ESSA LINDA MENSAGEM E ACHEI QUE COMBINA MUITO COM
A NOSSA AMIZADE :)

"VOCÊ É UMA AMIGA ESPECIAL... ME AJUDA A CRESCER QUANDO EXALTA
MINHAS QUALIDADES, FAZENDO COM QUE EU ME ORGULHE DELAS, QUANDO
EXTRAI O MELHOR DE MIM, OMITINDO OS DEFEITOS QUE ATÉ EU GOSTARIA
DE ESCONDER. QUANDO ME ESTENDE A MÃO, MOSTRANDO O CAMINHO QUE
DEVO SEGUIR!

POR ISSO SEI QUE POSSO CONTAR SEMPRE COM VOCÊ"

TENHA UM ÓTIMO FERIADO, UM FELIZ DIA DOS NAMORADOS E UM
MARAVILHOSO FINAL DE SEMANA!
COM CARINHO, SUA SEMPRE AMIGA... TATY

Lua disse...

Claris, muito legal você estar colocando essas informações aqui no blog . É importante saber as verdadeiras qualidades de um profissonal ! Muito legal ! Mais legal ainda é ter uma amiga que se especializará em pedagogia empresarial *-* hehehehe quem pode, pode ! x) Bjos Lua !







Design e código feitos por Julie Duarte.